MinasCoders participa com 10 equipes da Maratona de Programação da SBC

Participação da equipe na Maratona de programação da SBC 2020

Segunda, 30 de Novembro de 2020

As equipes foram treinadas, desde o início do período remoto emergencial, pela coach Estela Miranda, nossa líder do subgrupo BOTz, e pelo aluno Dener (equipe “seila”), ambos alunos do curso de Ciência da Computação da UFV-Florestal, e participaram de um minicurso de setembro a novembro, ofertado pelos alunos Matheus e Natan da UFV-Viçosa (equipe "Bagre Branco, Branco Bagre”) .

Esse treinamento intenso, realizado totalmente de forma remota, em virtude das restrições de isolamento social, valeu super a pena! Pela primeira vez, tivemos um time da UFV-Florestal classificado para a etapa nacional. A equipe "seila" garantiu nossa primeira classificação e a segunda vaga da UFV, já que também se classificou a equipe "Bagre Branco, Branco Bagre” do DPI/UFV. Embora os alunos da equipe seila, não façam parte do MinasCoders, treinaram o tempo todo conosco, estando o aluno Dener, inclusive, à frente dos treinamentos junto à Estela.

Para Estela Miranda, ser coach das 10 equipes inscritas do campus foi uma experiência incrível! Ela destacou ainda a expressiva representatividade de meninas na competição: “Uma coisa que me chamou atenção durante a maratona foi saber que das equipes inscritas 34 eram formadas completamente por meninas, e saber que o projeto enviou 4 dessas equipes é algo inspirador!"

Além da primeira classificação, importante destacar o empenho e a dedicação de todas as equipes que participaram e tão bem representaram o MinasCoders na competição. Dentre 799 equipes inscritas na competição, sendo 153 de Minas Gerais, nossas equipes conseguiram excelentes colocações:

16a - seila (classificada) - Dener, Guilherme e Otávio
21a - Grafo & Faca - Daniel, João Arthur e Naiara