[Mês das mulheres] Grace Hopper

Analista der sistemas da Marinha dos Estados Unidos, é conhecida como a "vovó do COBOL" por ter desenvolvido a base para a criação da linguagem

Sábado, 27 de Março de 2021
Última alteração: Terça, 06 de Abril de 2021

Responsive image

Hoje vamos falar sobre a história e trajetória de Grace Hopper, uma cientista da computação norte-americana e contra-almirante da marinha dos Estados Unidos.

Grace Hopper nasceu em Nova Iorque em 1906 e sempre foi incentivada a estudar com as mesmas oportunidades que seus irmãos. Sendo uma criança muito inteligente e curiosa, aos sete anos desvendou o funcionamento de um despertador. A partir daí, seu interesse pela área de exatas apenas cresceu.

Ela foi uma das primeiras programadoras do computador Harvard Mark I em 1944, inventou o primeiro compilador para uma linguagem de programação (transforma um código de programação em código binário) e ficou conhecida por ter batizado o primeiro bug de computador da história e pelo termo debugging ("debugar", em português).

Grace Hopper também foi uma das pessoas que popularizou a ideia de linguagem de programação independente de máquina que levou ao desenvolvimento do COBOL, uma das primeiras linguagens de programação a se aproximar da linguagem humana.