Quinta, 21 de Agosto de 2025
O Dia do ENIAC passou, mas a história por trás desse marco da tecnologia é tão interessante que vale a pena ser revisitada. Dia 15 de agosto, data que marca a revelação pública do ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) em 1946, é quando relembramos o primeiro computador eletrônico de grande escala, desenvolvido entre 1943 e 1945. No entanto, o ENIAC não era apenas uma máquina colossal de metal, fios e circuitos; ele era, acima de tudo, o resultado de um trabalho intelectual inovador e pioneiro.
Enquanto a glória da criação do hardware coube aos engenheiros J. Presper Eckert e John W. Mauchly, a máquina só ganhou vida graças a um grupo de seis mulheres brilhantes: Jean Bartik, Betty Holberton, Frances Spence, Ruth Teitelbaum, Kathleen Antonelli e Marlyn Meltzer. Essas mulheres foram recrutadas pelo exército estadunidense para uma tarefa complexa e, à época, pouco compreendida: programar o ENIAC. Elas não usavam linguagens de programação como conhecemos hoje, pois essas não existiam. Em vez disso, a equipe precisou entender a lógica interna da máquina para, manualmente, conectar cabos e ajustar chaves, traduzindo equações de cálculo diferencial em instruções que o computador pudesse processar. Seu trabalho era essencial para a principal função do ENIAC: calcular as trajetórias de projéteis para o Laboratório de Pesquisa de Balística do Exército.
Por muitos anos, o trabalho delas ficou esquecido. Fotografias e documentos históricos privilegiaram os engenheiros, relegando as programadoras a um segundo plano, muitas vezes invisibilizadas em segundo plano nas fotos. Felizmente, nas últimas décadas, o papel fundamental dessas pioneiras da computação tem sido resgatado e reconhecido. O dia 15 de agosto serve, portanto, não só como uma celebração do ENIAC, mas também como uma homenagem a essas mulheres que, com sua genialidade e dedicação, abriram o caminho para a era digital.
Fontes:
As mulheres por trás do ENIAC: Um novo livro conta a história de como eles quebraram um teto de vidro da ciência da computação. Joanna Goodrich, 2022. Disponível em: .
As Mulheres do Eniac. Projeto Enigma, 2021. Disponível em: .