Sexta, 30 de Junho de 2023
A primeira edição da Maratona Feminina de Programação (MFP) ocorreu no dia 24 de junho, na Universidade Federal de Campinas e o MinasCoders marcou presença, levando 7 alunas do bacharelado em Ciência da Computação para participar desse evento!
A MFP foi inaugurada esse ano e teve como fundadoras alunas de graduação da UNICAMP, em parceria com o Instituto de Computação (IC). O que motivou a criação de uma maratona exclusivamente feminina foi a baixa participação de meninas no ICPC Summer School, uma escola de verão organizada pela UNICAMP e nas maratonas de programação em geral. Sendo assim, a Maratona Feminina de Programação foi criada, com o objetivo de criar um ambiente mais acolhedor para meninas que estão iniciando na programação competitiva e incentivar a participação de mulheres nas competições.
O evento ocorreu de 9h às 22h e contou com palestras, competição e pizza party, onde as integrantes puderam interagir e compartilhar experiências e vivências. A competição teve duração de quatro horas e 10 problemas para resolver. A inclusão se mostrou de diversas formas, como fornecimento de instruções detalhadas ensinando a compilar os códigos e problemas em diferentes níveis de dificuldade.
Durante o Pizza Party, o placar final foi divulgado e a Júlia Costa, estudante da UFV-Campus Florestal, ficou em 6º lugar, com a medalha de prata!
Além dessa premiação convencional, ocorreram premiações alternativas, para categorias como maior número de submissões, nome de usuário mais criativo e competidora que veio de mais longe, ação essa que também contribuiu para tornar o evento mais inclusivo.
Gostaríamos de parabenizar todas as meninas que participaram da maratona, estamos muito felizes pelo desempenho de vocês! Ademais, os parabéns à comissão organizadora da maratona por promover a Maratona Feminina de Programação.
Por fim, gostaríamos de agradecer à Diretoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal, pelo apoio com o transporte e a FAPEMIG, pelo apoio financeiro via projeto financiado Santos Dumont.
Você pode conferir mais informações sobre a participação do MinasCoders na MFP na notícia publicada no UFV em Rede, no link:
https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=40043&link=corpo