Terça, 22 de Outubro de 2024
No dia 26 de setembro, nossa equipe vencedora da 12ª edição da Campus Mobile, Ana Luísa Ferreira Costas, Juan Pablo Andrade Avelar e Leonardo Araujo Resende Aguiar, viajaram para o Vale do Silício, em São Francisco (CA), nos Estados Unidos. Essa viagem foi uma das premiações que o trio recebeu pelo desenvolvimento do aplicativo "Facelita", vencedor da competição na categoria Saúde.
O "Facelita" foi desenvolvido para dar suporte às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e funciona como um jogo em que elas são imersas em uma viagem no tempo, visitando períodos históricos da humanidade, que por meio de interações com os cenários e NPCs, as ensinam sobre expressões faciais e emoções.
Para Leonardo, "Viajar para o Vale do Silício com essa equipe e com o nosso projeto foi uma experiência surreal. Participar da Campus Mobile, um projeto de alcance nacional que reúne pessoas de todo o Brasil, e ver algo que criamos ir tão longe foi inesquecível, ainda mais com um projeto que desenvolvemos em tão pouco tempo. Toda a trajetória foi intensa e trabalhosa. Desenvolver o FaceLita não foi nada fácil, tivemos que buscar conhecimentos que não possuíamos e contar com a ajuda de quem os tinha. Durante todo o processo, precisamos do apoio de profissionais da saúde, pais atípicos e pessoas com experiência em empreendedorismo. Essas conexões e aprendizados foram extremamente valiosos. Tenho certeza que nos transformou como estudantes, empreendedores e, acima de tudo, como pessoas.".
Para Juan: “A viagem ao Vale do Silício foi uma experiência transformadora para nós, tanto pessoal quanto profissionalmente. Estar no coração da tecnologia e inovação global nos trouxe inspiração e abriu novas perspectivas para o desenvolvimento do FaceLita. Tivemos a oportunidade de nos conectar com especialistas e absorver insights valiosos sobre o futuro da tecnologia. Visitamos gigantes como Google, Amazon, Genentech e Plug and Play, e aprendemos sobre suas jornadas até se tornarem referências mundiais. Além disso, conhecer universidades como Stanford e Berkeley, que formam muitos dos grandes talentos do Vale, nos deu uma visão clara da integração entre academia e mercado, algo que estamos levando como aprendizado para o crescimento do nosso projeto.“
A equipe tem se destacado pelo projeto inovador e sido noticiada em diversos locais (Divulgação institucional da
UFV:Estudantes fazem imersão no Vale do Silício como prêmio pelo desenvolvimento de aplicativo para crianças com Transtorno de Espectro Autista; Estado de Minas: https://www.em.com.br/colunistas/helvecio-carlos/2024/05/6865977-projeto-sao-chico-cultural-comemora-10-anos-com-carlos-nunes-e-kayete.html).
Agradecemos à nossa patrocinadora Diamante, a empresa Cinnecta part of Matera, e as disponibilidades de seus profissionais no contexto do subgrupo FullStackMinas, com palestras, treinamentos e mentorias técnicas.
Durante a viagem, o trio teve a oportunidade de visitar diversas empresas de tecnologia e instituições de pesquisa, além de apresentarem um pitch sobre o app. Estamos muito felizes por vocês e orgulhosos desse projeto incrível! Parabéns Anna Luísa, Juan e Leonardo!