Equipe Vencedora da Campus Mobile no Vale do Silício

Terça, 22 de Outubro de 2024

Responsive image

No dia 26 de setembro, nossa equipe vencedora da 12ª edição da Campus Mobile, Ana Luísa Ferreira Costas, Juan Pablo Andrade Avelar e Leonardo Araujo Resende Aguiar, viajaram para o Vale do Silício, em São Francisco (CA), nos Estados Unidos. Essa viagem foi uma das premiações que o trio recebeu pelo desenvolvimento do aplicativo "Facelita", vencedor da competição na categoria Saúde.

O "Facelita" foi desenvolvido para dar suporte às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e funciona como um jogo em que elas são imersas em uma viagem no tempo, visitando períodos históricos da humanidade, que por meio de interações com os cenários e NPCs, as ensinam sobre expressões faciais e emoções.

Para Leonardo, "Viajar para o Vale do Silício com essa equipe e com o nosso projeto foi uma experiência surreal. Participar da Campus Mobile, um projeto de alcance nacional que reúne pessoas de todo o Brasil, e ver algo que criamos ir tão longe foi inesquecível, ainda mais com um projeto que desenvolvemos em tão pouco tempo. Toda a trajetória foi intensa e trabalhosa. Desenvolver o FaceLita não foi nada fácil, tivemos que buscar conhecimentos que não possuíamos e contar com a ajuda de quem os tinha. Durante todo o processo, precisamos do apoio de profissionais da saúde, pais atípicos e pessoas com experiência em empreendedorismo. Essas conexões e aprendizados foram extremamente valiosos. Tenho certeza que nos transformou como estudantes, empreendedores e, acima de tudo, como pessoas.".

Para Juan: “A viagem ao Vale do Silício foi uma experiência transformadora para nós, tanto pessoal quanto profissionalmente. Estar no coração da tecnologia e inovação global nos trouxe inspiração e abriu novas perspectivas para o desenvolvimento do FaceLita. Tivemos a oportunidade de nos conectar com especialistas e absorver insights valiosos sobre o futuro da tecnologia. Visitamos gigantes como Google, Amazon, Genentech e Plug and Play, e aprendemos sobre suas jornadas até se tornarem referências mundiais. Além disso, conhecer universidades como Stanford e Berkeley, que formam muitos dos grandes talentos do Vale, nos deu uma visão clara da integração entre academia e mercado, algo que estamos levando como aprendizado para o crescimento do nosso projeto.“

A equipe tem se destacado pelo projeto inovador e sido noticiada em diversos locais (Divulgação institucional da
UFV:Estudantes fazem imersão no Vale do Silício como prêmio pelo desenvolvimento de aplicativo para crianças com Transtorno de Espectro Autista; Estado de Minas: https://www.em.com.br/colunistas/helvecio-carlos/2024/05/6865977-projeto-sao-chico-cultural-comemora-10-anos-com-carlos-nunes-e-kayete.html).

Agradecemos à nossa patrocinadora Diamante, a empresa Cinnecta part of Matera, e as disponibilidades de seus profissionais no contexto do subgrupo FullStackMinas, com palestras, treinamentos e mentorias técnicas.

Durante a viagem, o trio teve a oportunidade de visitar diversas empresas de tecnologia e instituições de pesquisa, além de apresentarem um pitch sobre o app. Estamos muito felizes por vocês e orgulhosos desse projeto incrível! Parabéns Anna Luísa, Juan e Leonardo!