Segunda, 14 de Outubro de 2024
Estela Miranda, doutoranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) campus Florestal, apresentou no XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), realizado no dia 1º de outubro, o artigo "Mais que um Jogo: Explorando a Diversidade de Gênero e sua Influência na Produção de Jogos Indie no Brasil". A pesquisa, desenvolvida durante o mestrado da autora, investiga a influência da diversidade de gênero nas equipes de desenvolvimento de jogos indie no Brasil.
Em colaboração com as professoras Thais Regina (UFV), Gláucia Braga (UFV) e Linnyer Ruiz Aylon (UEM), Estela realizou uma análise qualiquantitativa aprofundada sobre o tema. O estudo busca compreender como a diversidade de gênero nas equipes impacta o processo de desenvolvimento, a produtividade e os elementos presentes nos jogos.
A participação de Estela no SBGames destaca a importância de pesquisas que abordam questões de gênero e diversidade no contexto do desenvolvimento de jogos digitais, especificamente no contexto brasileiro.
Parabéns pela participação, Estela! Estamos muito felizes com sua trajetória!
Agradecemos imensamente ao Manna Team (@manna_team ) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFV (@dpi.ufv) pelo apoio financeiro! O Manna, liderado pela Profa. Dra. Linnyer Ruiz Aylon, é o maior ecossistema de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Tecnologias Exponenciais como por exemplo Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA).