Quarta, 09 de Julho de 2025
Ontem, dia 8 de julho, foi o dia 8 de julho, foi o Dia da Ciência e da(o) Pesquisadora(o) Científica(o), data criada para homenagear a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e promover a ciência nacional. O MinasCoders tem tudo a ver com esse dia: buscamos não só a inclusão de mais mulheres na Ciência da Computação, mas também incentivamos nossas participantes a desenvolverem projetos de pesquisa e construírem um caminho mais inclusivo para a ciência brasileira. Por isso, temos a honra de parabenizar todas as nossas pesquisadoras do MinasCoders!
Neste 1º semestre de 2025, tivemos o prazer de ter 5 artigos publicados, sendo três no Women in Information Technology 2025:
- "Impacto do programa MinasCoders: atração, motivação, fixação e ascensão de mulheres na área de TI" (Aymê Faustino dos Santos, Gláucia Braga e Silva, Maria Amélia Lopes Silva, Thais Regina de M. B. Silva, Estela Miranda Batista e Deisiane Lopes Gonçalves)
- "Muito Além da Competição: A Jornada do MinasCoders na Technovation Girls" (Emily Lopes Almeida, Gláucia Braga e Silva, Maria Amélia Lopes Silva, Thais Regina de M. B. Silva, Estela Miranda Batista e Deisiane Lopes Gonçalves)
- "As Causas Sistêmicas por trás do Viés de Gênero em IA: Um Mapeamento Sistemático da Literatura" ( Rafaela Toledo Dolabella, Thais Silva, Gláucia Braga e Silva, Estela Miranda Batista)
E dois no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2025:
- “Análise do viés de representação e apresentação de gênero em personagens de jogos digitais: um estudo comparativo em imagens geradas por IAs” (Maria Clara Braga Araújo Viana, Otávio Santos Gomes, Estela Miranda Batista, Gláucia Braga e Silva, Thais Silva)
- “Representação Feminina em Jogos: Um Estudo Quantitativo na Categoria de Protagonista Feminina da Steam” (Estela Miranda Batista, João Marcos Alves Modesto Ramos, Thais Silva, Gláucia Braga e Silva, Fabrício Aguiar Silva)
Fora isso, a dissertação "Um Panorama sobre Diversidade de Gênero na Indústria de Jogos Indie no Brasil" da nossa aluna, Estela Miranda, é finalista no Concurso de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (CTDGames)!
Temos muito orgulho do nosso time de pesquisadoras, que investe tanto tempo, energia e dedicação na construção da ciência no Brasil. Sabemos que não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é normalmente cheia de noites em claro, textos enooormes, correções extensas e desafios, mas ficamos felizes em ver como tem dado frutos.
Vocês são uma inspiração para várias outras pessoas. Continuem assim!