Apresentação de POCs do MinasCoders Pesquisa

Sexta, 31 de Janeiro de 2025

Responsive image

Nos dias 23 e 24 de janeiro, o MinasCoders Pesquisa celebrou a conclusão de cinco trabalhos de conclusão de curso com temáticas de gênero! No curso de Ciência da Computação da UFV/Florestal, esses trabalhos recebem o nome de Projetos Orientados em Computação (POCs).

No dia 23, Maria Clara Viana apresentou sua pesquisa intitulada "Estudo Comparativo Sobre Viés de Gênero em IAs Generativas de Imagens no Contexto de Jogos Digitais".

No dia 24, Rafaela Dolabella compartilhou os resultados de seu estudo sobre "As Causas Sistêmicas por Trás do Viés de Gênero nas Inteligências Artificiais". Ao final da sua apresentação, Rafaela destacou a importância do MinasCoders em sua trajetória: “Participar do MinasCoders ao longo desses anos foi uma experiência incrível e transformadora. Fazer parte de algo maior me trouxe confiança, segurança e a certeza de que estou preparado para os próximos passos. O MinasCoders foi muito mais do que um projeto acadêmico; foi um espaço onde pude crescer, aprender e colaborar com pessoas incríveis. Encerrar minha trajetória no MinasCoders Pesquisa tornou tudo ainda mais especial. Desenvolver meu POC sobre um tema tão relevante foi uma oportunidade única de contribuir para debates importantes e de grande impacto. Esse projeto me desafiou e me inspirou, reforçando minha vontade de fazer a diferença. Sou muito grata por tudo que vivi no MinasCoders. Cada aprendizado, troca e experiência ficará marcado como um dos momentos mais importantes da minha jornada.“

Na sequência, Ana Clara Rocha apresentou sua pesquisa sobre "Evasão Feminina nos Cursos de Tecnologia da Informação". Ela também destacou a importância do MinasCoders em sua graduação: “Primeiramente, acho que a palavra que resume minha participação no MinasCoders é gratidão. O programa foi tudo na minha graduação, do começo ao fim ele me suportou na universidade. Eu passei por praticamente todos os subgrupos, vi um pouco de cada área, aprendi e cresci muito me inspirando em todas as mulheres que eu conheci (interno e externamente). Não tinha como ser diferente e foi uma honra ter fechado essa etapa fazendo parte do MinasCoders Pesquisa. Só tenho a agradecer a Thais, Gláucia, Maria Amélia e a Estela por criarem um programa e um ambiente tão maravilhoso.“

Ainda no dia 24, Aymê Faustino abordou o "Impacto do Programa MinasCoders: Atração, Motivação, Fixação e Ascensão de Mulheres na Área da Tecnologia", demonstrando, por meio de análise de dados históricos, a importância do programa para o empoderamento feminino na área da computação.

Por fim, Emily Lopes fechou a tarde com chave de ouro, compartilhando os resultados de sua pesquisa "Muito Além da Competição: A Jornada do MinasCoders na Technovation Girls".

Gostaríamos de parabenizar todas as alunas pela linda trajetória e pelos trabalhos incríveis! Desejamos muito sucesso nessa nova etapa!